De certo que já fez esta pergunta a si em algum momento em que está em casa e não sente o seu espaço como gostaria!
Acha que ainda não demonstra a sua personalidade, provavelmente até pensa que o investimento poderá ser demasiado alto para conseguir atingir determinado conforto e acabam por desistir da ideia e o espaço vai incompleto, inacabado e sem transmitir na plenitude o seu gosto!
COMO POSSO TORNAR A CASA MAIS ACOLHEDORA DE FORMA SIMPLES ?
Ao longo destes anos de trabalho, temos vindo a perceber que alguns elementos chave transformam totalmente o espaço. Elementos que com algum critério ou estratégia de intervenção podem personalizar completamente o ambiente e torná-lo muito diferenciador!
Mas o primeiro ponto que vamos sugerir, talvez até o mais importante nesta analise é:
1. TUDO TEM UM LUGAR
Os elementos em sua casa devem estar organizados, arrumados e pensados de forma a terem o seu lugar. Desarrumação e desorganização é a primeira impressão que se tem de um qualquer espaço. De nada vale ter uma bela decoração com peças de excelentes designers se a desorganização se sobrepõe a qualquer elemento e nem o conseguimos ver!
De que vale querer muito uma peça se não vai caber na sua sala ou no seu quarto porque está cheio de objectos que não deveriam estar ali!?
A organização para além de ser um facilitador no dia-a-dia ainda é a forma mais simples de conferir ao espaço tranquilidade, serenidade e aconchego.
Este ponto é muito importante, a definição dos espaços e manter a sua organização!
Sempre que possível, o mobiliário personalizado para o próprio local é o que permite exponenciar ou levar ao limite a arrumação, pois todos os elementos são pensados em detalhe quer em função do utilizador quer em função da casa e todos os pequenos espaços podem ser aproveitados!

2. DETALHE DE COR
Normalmente optamos por bases de cor mais neutras em que tornam ambientes mais intemporais ao longo dos anos é mais versáteis.
No entanto, sabemos perfeitamente que a introdução de uma parede de cor, ao que chamamos um ‘’pequeno apontamento de cor’’ poderá fazer aqui um grande ‘’twist’’ na decoração!
Sugerimos uma simples pintura de parede pois é um processo relativamente simples e acessível a todos!
Esta introdução de cor mais ousada poderá ser numa parede de qualquer divisão da casa dependendo da sua tolerância à cor! Se é uma pessoa com receio de se cansar de excesso de cor na casa, pense em superfícies de menores dimensões e de passagem, como um hall de entrada, um corredor ou mesmo uma pequeno wc. Locais em que o tempo de permanência é menor!
Se realmente adora cor, aproveite uma parede de maior dimensão para tornar o espaço mais ousado e que demonstre a sua personalidade

3. MADEIRA E PLANTAS
Elementos de madeira e plantas são sem dúvida dois elementos que conferem conforto a um espaço!
Dois elementos de base natural em estados diferentes mas que inevitavelmente transportam-nos para um universo de aconchego, tranquilidade.
Esta relação poderá ser considerada quer em objectos de pequena escala, objectos decorativos como em peças de mobiliário ou mesmo revestimentos de parede. Mas sendo conservadora na questão do orçamento, uma peça de mobiliário conjugada com uma boa planta faz sempre um belo casamento!

4. ALMOFADAS
Sem dúvida que um conjunto de almofadas faz qualquer espaço subir uns degraus no nível de conforto! Almofadas lisas, texturadas, com padrão…qualquer uma destas combinações faz magia!
A introdução de tecidos na casa é fundamental para nos trazer essa sensação de conforto e de bem-estar!
A mistura e sobreposição de diferentes tecidos poderá potenciar essa sensação!

5. ILUMINAÇÃO
A iluminação é normalmente o ponto sub-valorizado, achando que estes elementos não tem a capacidade de valorizar o espaço da forma como acontece nos pontos anteriores.
Mas a iluminação é ‘’a cereja no topo do bolo’’ da decoração.
Pode estar um espaço fantástico mas se não tiver a iluminação adequada não vai funcionar! E quando digo a luz necessária não é ter muuita luz mas sim luz variada, luz de acordo com a intencionalidade do espaço, do ambiente pretendido! Luz indirecta, luz de apoio, um belo candeeiro de tecto que poderá ser essa a peça de destaque da decoração, esta conjugação é que faz a ligação de todo o espaço.
Não esquecer a cor da luz, normalmente a amarela torna-o ambiente mais aconchegante!
